Nova Serrana

História de Nova Serrana - MG

O lugarejo que viria a ser Nova Serrana surgiu durante o século XVIII, nos primeiros tempos da colonização das Minas Gerais, época em que aventureiros de todas as regiões da América Portuguesa e reinóis buscavam novas minas de metais preciosos. Foi nesse contexto que nasceu o cercado, inicialmente uma paragem que contava apenas com um curral e uma hospedaria para viajantes e, mais tarde, ao longo do século XIX, viria a se constituir um arraial. Apesar da proximidade de Pitangui, o Cercado nunca se destacou como centro produtor de ouro, mas a economia mineira dos séculos XVIII e XIX era muito mais complexa, sendo as atividades agropastoris muito importantes para a constituição de uma economia sólida. Os anos passaram, mas a vida, a dinâmica e as relações culturais pareciam paralisadas no tempo e no espaço. Isso mudaria drasticamente, pois a modernidade atingiu em cheio o pequenino Cercado. De tradicional pólo produtor de artefatos de couro, que garantia a subsistência de muitos de seus moradores desde o século XIX, a já então Nova Serrana, tornar-se-ia um dos principais pólos produtores calçadista do Brasil. Na segunda metade do século XX, Nova Serrana (antigo arraial do Cercado) viria se constituir na capital nacional do calçado esportivo. Uma das conseqüências desse fato foi o rápido crescimento econômico, demográfico, o que ocasionou transformações urbanísticas, políticas, sociais e naturalmente, culturais.

Distrito criado com a denominação de Cercado pela Lei Provincial, n.º 1.622, de 05-11-1869, e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pitangui.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Cercado figura no município de Pitangui. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Serrana, pela Lei n.º 1.039, de 12-12-1953, sendo desmembrado de Pitangui. Sede no atual distrito de Nova Serrana. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1963, é criado o distrito de Boa Vista de Minas e anexado ao município de Nova Serrana.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Nova Serrana e Boa Vista de Minas. Assim permanecendo em divisão territorial data de 2014.