Natércia

História de Natércia - MG

Natércia
Minas Gerais - MG

As versões sobre a origem histórica do município destacam, primeiramente, que a região, encravada na serra de Santa Catarina, teria sido ocupada por índios e desbravada pelos bandeirantes.

Posteriormente, em meados do séc. XVIII, ergueu-se no local a primeira Capela - do Rosário , por iniciativa do padre Manuel Antônio Teixeira de Miranda, e, em 1820, os moradores da região criam a paróquia de Santa Catarina. A construção de uma nova igreja em local mais apropriado trouxe como conseqüência a venda das terras dos arredores e a ocupação do lugar, criando-se, então, o povoado de Santa Catarina.

O município, ainda com a mesma denominação, desmembra-se de Santa Rita do Sapucaí em 1923. Sobre a origem do nome atual, os historiadores revelam que a palavra Natércia se constituiria num anagrama de Caterina, forma arcaica de Catarina

Distrito criado com a denominação de Santa Catarina, por Alvará de 09-05-1822, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Santa Rita do Sapucaí.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santa Catarina, figura no município de Santa Rita do Sapucaí.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Catarina, pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de Santa Rita do Sapucaí. Sede no antigo distrito de Santa Catarina. Constituído de 2 distritos: Santa Catarina e Conceição das Pedra, ambos desmembrados de Santa Rita do Sapucaí. Instalado em 20-07-1924.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Santa Catarina e Conceição da Pedra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, o município de Santa Catarina passou a denominar-se Natércia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Natércia e Conceição da Pedra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Natércia o distrito de Conceição da Pedra. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial data de 2007.

Alteração toponímica municipal

Santa Catarina para Natércia, alterado pela Lei nº 1039, de 12-12-1953.