Naque

História de Naque - MG

Naque
Minas Gerais - MG

A região foi desbravada em meados do século XIX, por Guido Marliére, mas o primeiro morador que se tem notícia foi Antônio Barrinha, no início do século XX . Surgiu então o povoado de nome Barra do Santo Antônio, que mais tarde passou a se chamar Naque, e que tornou-se Distrito de Figueira (atualmente Governador Valadares) . Posteriormente, deixou de pertencer a Governador Valadares, sendo anexado ao município de Açucena, do qual emancipou-se em 1995. Segundo o pesquisador Rubens Valadares, o nome atual significa "barro vermelho", em tupi-guarany. Este material servia de matéria prima para fabricação de utensílios pelos índios.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Figueira o distrito de Naque.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, o município de Figueira passou a chamar-se Governador Valadares. Pela referido Decreto Estadual o distrito de Naque perdeu terra para construir o novo distrito de São Félix, do mesmo município de Governador Valadares.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Naque, figura no município de Governador Valadares, (ex-Figueira).

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Naque deixa de pertencer a Governador Valadares para ser anexado ao novo município de Açucena.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Naque, figura no município de Açucena.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Naque, pela Lei Estadual nº 10703, de 27-04-1992, desmembrado de Açucena. Sede no antigo distrito de Naque. Constituído de 2 distritos: Naque e São Sebastião do Baixio, ambos desmembrados de Açucena. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de São Sebastião do Baixio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.