Morro Da Garça

História de Morro Da Garça - MG

Morro da Garça
Minas Gerais - MG

O território do município, incrustado na micro-região do Médio Rio das Velhas, teve como habitantes pioneiros os vaqueiros e colonos vindos da Bahia, São Paulo e outras capitanias, bem como descendentes de portugueses.Logo que chegaram, instalaram sítios e fazendas nascendo uma povoação ao pé de um morro, próximo à Fazenda da Graça. Entre os primeiros moradores há registro apenas dos Cardosos, chefiados por Matias Cardoso, oriundo de terras paulistas.

Com inúmeros sítios dedicando-se à exploração agrícola proporcionando a multiplicação das lavouras, e algumas fazendas operando com a criação de bovinos, a conquista do solo se processou de maneira relativamente rápida, tendo a comunidade um desenvolvimento cadenciado, baseado nas riquezas agropecuárias.

Ao chegarem os primeiros moradores da Bahia, se instalaram em terras da Fazenda da Garça. Daí avistaram um ″morro″ ao pé do qual havia um local próprio para se edificar uma povoação, originando-se daí o topônimo municipal.

A denominaçãoMorro da Garça se deve à existência de uma elevação rochosa, a mais alta da região, na qual existiam muitas garças.

Distrito criado com a denominação de Morro da Garça, pela Lei Provincial nº 1272, de 02-01-1866, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Curvelo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Morro da Garça, figura no município de Curvelo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Morro Garça, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Curvelo.

Sede no antigo distrito de Morro da Garça.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.