Maravilhas

História de Maravilhas - MG

Maravilhas
Minas Gerais - MG

O povoado do qual se originou a atual Cidade, foi fundado nos primórdios do século XVIII, pela bandeira chefiada pelo bandeirante português Antônio Rodrigues Velho. Pouco depois chegaram os primeiros moradores, entre os quais as famílias do Coronel Felipe José da Cunha, seu irmão Pacífico José da Cunha e outros todos ligados à exploração agrícola. Foi constituída uma capela, bem como um cemitério murado a pedra, consolidando a fundação do arraial.

Posteriormente, padre Véríssimo de Souza Rocha comprou para a Capela ali existente um patrimônio, tornando-se o arraial propriedade privada. Falecendo o padre, tomou posse da Fazenda seu herdeiro legal, tenente José Aniceto Rodrigues, sendo forçado pelos moradores a fazer nova doação, comprando uma grande gleba com cerca de 200 hectares, em 1832, com esta finalidade. Ergueu-se nova capela e pouco a pouco o novo núcleo tomou vulto recebendo incontáveis colonos e lavradores, impulsionando o progresso local e dando origem aos troncos de ilustres famílias locais.

Gentílico: maravilhense

Distrito criado com a denominação de Maravilhas, pela Lei estadual nº 1635, de 15-09-1635 e Lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pitangui.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Maravilhas, figura no município de Pitangui.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Maravilhas perdeu parte do seu território para o distrito da sede do município de Pequi.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Maravilhas permanece no município de Pitangui.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Maravilhas, pela Lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Pitangui. Sede no antigo distrito de Maravilhas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.