Lamim

História de Lamim - MG

Os primeiros habitantes da região foram índios pacíficos, chefiados por Bacaia, que pouco contribuiram para o progresso da região, devido sua índole ociosa. A 31 de maio de 1710 os portugueses Francisco de Souza Rego, Pedro José Rosa e José Pires Lamim, vindos de Itaverava, fundaram Lamim.

À margem do ribeirão Lamim, os bandeirantes ergueram um rancho onde Francisco de Souza Rego fez balançar a Bandeira do Divino Espírito Santo, que se tornou desde este dia o Patrono e Padroeiro de Lamim.

O lugar tomou o nome de seu povoador, José Pires Lamim, que faleceu aos 25 anos de idade, cuja primeira capela foi erigida sobre sua sepultura, com provisão de 04 de julho de 1760 dada por D. Frei Manoel da Cruz, para, assim, perpetuar sua memória.

Proprietários da Fazenda do Lamim, Francisco de souza Rego e sua mulher, Ana Maria da Assunção, erigiram outra capela dedicada ao Espírito Santo, em virtude de ter-se arruinado a primeira. A provisão para esta segunda capela data de 06 de junho de 1769. Neste mesmo ano, o casal constituiu o patrimônio da capela. Mais tarde, em 12 de setembro de 1781 foi benta a capela. Com toda a probabilidade, o povoado se formou depois da constituição do patrimônio.

A notícia da descoberta de ouro nos terrenos de Souza Rego atraiu os vizinhos que chegaram para explorar o precioso metal.

GENTÍLICO: Laminense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
O distrito foi criado em 1840, pela Lei nº 184, pertencente ao município de Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete). Pela Lei nº 1048, de 06 de julho de 1859, foi o distrito elevado a freguesia. Em 1938 o distrito foi transferido para o município de Rio Espera.

Em 30/12/1962, pela Lei nº 2764 foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Rio Espera.

O município subordina-se judicialmente à Comarca de Conselheiro Lafaiete.

Lamim é constituído de apenas um distrito: Lamim.