Lagoa Grande

História de Lagoa Grande - MG

Lagoa Grande
Minas Gerais - MG

A fazenda Barreiro do Campo de Manabuiu, situada em Ponte Firme, então distrito de Presidente Olegário, foi o núcleo inicial do município de Lagoa Grande. Os primeiros moradores do povoado foram Osório Maia, João de Matos, Aniceto e João Porfírio.

Em 1976, foi elevado à categoria de distrito, tendo, a partir daí, rápido desenvolvimento. No entanto, somente em abril de 1992 Lagoa Grande adquiriu sua emancipação política, tornando-se município desmembrado de Presidente Olegário.

Distrito criado com a denominação de Lagoa Grande, pela Lei Estadual 6769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Presidente Olegário.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Lagoa Grande, figura no município de Presidente Olegário.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa Grande, pela Lei Estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Presidente Olegário.

Sede no antigo distrito de Lagoa Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.