Itinga

História de Itinga - MG

Itinga
Minas Gerais - MG

Os primeiros habitantes da região Pastoril de Pedra Azul foram índios Botocudos, que não opuseram qualquer obstáculo à penetração dos desbravadores. Em 1805 tinha origem Santo Antônio do Barreiro do Itinga, pelo Capitão-Mor João da Silva Santos que, a mandato do Governador da Bahia, subiu o rio Jequitinhonha com 13 canoas, até o a barra do Pombal (hoje Itinga). Posteriormente, o tenente João Antunes de Oliveira, navegando pelo rio Jequitinhonha, aportou na região, hospedando-se na fazenda Barra do Rio Itinga, do Sr. Manoel de Jesus Maria. Com o auxílio deste, o tenente construiu a primeira capela e o cemitério, isto no ano de 1825, desenvolvendo-se a partir daí o povoado, tendo como bases da economia, a agropecuária.

O topônimo Itinga originou-se do tupi-guarani, que significa "rio da água branca", devido à brancura das águas do rio Itinga que corta o município.

Gentílico: itinguense

Distrito criado com a denominação de Itinga, pela lei provincial nº 670, de 29-04-1854, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Arassuaí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Itinga figura no município de Arassuaí.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itinga, pela lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Arassuaí. Sede no antigo distrito de Itinga. Constituído de 2 distritos: Itinga e Santana do Arassuaí, ambos desmembrados de Arassuaí. Não temos a data de instalação.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Itinga e Santana do Arassuaí.

Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Jacaré (ex-povoado) e anexado ao município de Itinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Itinga, Jacaré e Santana do Arassuaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Ponto dos Volantes (ex-povoado) e anexado ao município de Itinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 4 distritos: Itinga, Jacaré, Ponto dos Volantes e Santana do Arassuaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Pela lei estadual nº 10703, de 27-12-1995, desmembra do município de Itinga os distritos de Ponto dos Volantes e Santana do Araçuaí, para formar o novo município de Ponto dos Volantes.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Itinga e Jacaré.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.