Itapeva

História de Itapeva - MG

Itapeva
Minas Gerais - MG

A origem do município de Itapeva é bastante recente. Os dois primeiros habitantes do lugar foram Heitor Clemente e Bento dos Santos, que doaram meio alqueire de terra a São Sebastião , onde foi construída uma igreja, tendo este Santo como padroeiro da cidade. Surgiu, então, em volta da mesma, algumas casas formando uma praça.

O primeiro nome de Itapeva foi Pouso Alegre, dado pelos tropeiros que aqui pernoitavam, indo com destino a Vargem, transportando alguns produtos, dentre eles, gêneros alimentícios.

Este território pertencia ao município de Camanducaia e, com o aumento das construções de casas, passou à categoria de vila e, mais tarde, foi elevada à condição de distrito em 1948, a qual estabeleceu a divisão administrativa e judiciária do Estado.

Ipaveva é nome de origem indígena e originou-se de uma grande pedra chata existente no local onde foi erguida a cidade.

Distrito criado com a denominação de Itapeva ex-povoado, pela Lei nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Camanducaia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Itapeva, figura no município de Camanducaia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itapeva, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Camanducaia. Sede no antigo distrito de Itapeva. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.