Itamarati De Minas

História de Itamarati De Minas - MG

Itamarati de Minas
Minas Gerais - MG

Sua história começa no final do séc. XIX, quando, por volta de 1880, um grupo de fazendeiros do Vale do Rio Novo - município de Cataguases - pede ao Governo do Estado a criação de um distrito com sede no Engenho Bom Sucesso.

O pedido dos fazendeiros só é atendido 11 anos mais tarde, com a criação de Itamarati, em 1891. Apresenta-se um problema, então: não existia um povoado onde se pudesse instalar o novo distrito.

A solução foi construir, num terreno vizinho ao Engenho Bom Sucesso, um núcleo populacional. Itamarati é separado de Cataguases e passa a município, em 1962, com o nome de Itamarati de Minas.

O topônimo é de origem indígena, significando ″Pedra Branca″, possivelmente, devido à existência de uma serra na região com esse nome. Com a emancipação do município foi acrescido ao vocábulo ″Itamarati″ o complemento ″de Minas″.

Distrito criado com a denominação de Itamarati, pelo Decreto Estadual nº 405, de 06-03-1891, e Lei Estadual 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Cataguases.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Itamarati, figura no município é constituído de 2 distritos: Silvestre Ferraz e São Lourenço.

Assim permanecendo em nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.
Pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, o município sofreu as seguintes modificações: perdeu o distrito de São Lourenço transferido para o município de Pouso Alto e adquiriu do município de Cristina o distrito de Dom Viçoso.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Silvestre Ferraz, pela Lei estadual nº 893, de 10-09-1925.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Silvestre Ferraz e Dom Viçoso.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual nº 1039, de 12-12-1953, o município de Silvestre Ferraz tomou o nome de Carmo de Minas e ainda pela mesma lei desmembra do município de Carmo de Minas o distrito de Dom Viçoso. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.