Ibituruna

Minas Gerais

História de Ibituruna - MG

A palavra Ibituruna tem origem indígena "Tupi-Guarani", e significa "Serra Negra", ou "Pedra Negra" como é conhecido o Pico da Ibituruna, localizado em Governador Valadares.

História
Conhecida como "Berço da Pátria Mineira", foi o primeiro povoado fundado em Minas Gerais, em 1674, pelo bandeirante Fernão Dias Paes Leme. Este, ao transpor o rio Grande, estabelece o arraial, deixando no local um marco (pedra que marcava a sesmaria) até hoje existente e muito visitado pelos turistas. Segundo Diogo de Vasconcelos, Ibituruna significa "Serra Negra" e, para Martius, "Nuvem Negra". Em 1962, Ibituruna é emancipada, passando à categoria de município. O evento denominado "Cavalgada dos Bandeirantes " homenageia, todos os anos, no mês de julho, o bandeirante Fernão Dias.

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal Visconde de Ibituruna

Descrição: Guarda arquivos sobre a cidade e possui muitas obras literárias. Aberta ao público somente para pesquisas e leituras no local.

Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante

Descrição: Imagens sacras datadas do século XVI, estilo barroco. Construída a mais de 250 anos por escravos. Sua arquitetura externa foi modificada com o passar dos anos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Descrição: Construída a mais de 250 anos usando como material terra socada e adobe. Suas paredes possuem mais de um metro de espessura.

Marco de Sesmaria

Descrição: Um marco de pedra fincado por Fernão Dias comprovando que Itituruna é o primeiro povoado do estado de Minas Gerais.

Parque da Serra Negra

Descrição: Propriedade particular de preservação permanente.

Pico da Serra Negra

Descrição: Propício para vôo livre é de fácil acesso.