Ibiracatu

Ibiracatu
Minas Gerais-MG

História da Cidade de Ibiracatu

Ibiracatu veio de uma história antiga. Antes denominada de Gameleiras do Alto São Felipe, povoado que tinha como base da economia a pecuária e agricultura como mamona, feijão, algodão, tocinho, fumo, cana para fabricação de rapadura, banana caturra e a criação de gado de corte nas invernadas. Todos esses produtos eram transportados pelos burros cargueiros e carros de bois, pois na época não existiam outros meios de transporte na região. O nome de Gameleiras, dadopelos senhores fundadores como o Sr. Ovídio Correa, Pio Correa, Marinho Ferreira de Carvalho, Aureliano, José Fagundes, Arlindo Ferreira de Coimbra, Jason José Vieira, Basílio Rodrigues Pereira e Idelino Lopes dos Reis, veio pela arborização que tinha no meio do povoado, que eram imensas arvores chamadas Gameleiras. A negociação de seus produtos era feita a base de trocas na região de Januária, que tinha facilidade de tráfego através do rio São Francisco pelos vapores, barcos e lanchas que traziam produtos que não tinham na regiãocomo fazendas de pano para confecções, algodão, tocinho, fumo, banana, etc. Esse povoado de Gameleiras tornou-se distrito de Brasília de Minas em 1925 quando ganhou o nome de Ibiracatu, que veio se desenvolvendo e até ser emancipada em 21 de dezembro de 1995. Com uma área de abrangência de 352,52 Km². Seu primeiro prefeito foi José Fagundes Neto com uma população, na época de 5039 habitantes.