Gonzaga

GONZAGA
Minas Gerais - MG

HISTÓRICO
São Sebastião de Gonzaga foi o primeiro nome do Arraial. No início do século, chegaram às margens do ribeirão os primeiros povoadores. Joaquim Gonzaga doou as terras à Igreja, ao Santo de sua devoção (São Sebastião), surgindo então o povoado de São Sebastião de Gonzaga. Em 1911, passou a ser Distrito, pertencente ao município de Guanhães. Em 1923, com a criação do município de Virginópolis, o distrito de São Sebastião de Gonzaga passa a integrá-lo, tendo seu topônimo alterado para Gonzaga de Guanhães. Em 1938, teve seu topônimo reduzido para Gonzaga. O distrio foi elevado a município em 1962.

GENTÍLICO: gonzaguense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O povoado de São Sebastião de Gonzaga foi elevado à categoria de Distrito pela lei nº 556, de 30/08/1911
Em 1923, o Distrito teve seu topônimo alterado para Gonzaga de Guanhães, e passou a pertencer ao recem criado município de Virginópolis.

Em 1938, o Distrito teve seu topônimo reduzido para Gonzaga, pela lei 148, de 17/12/1938.

Em 1962 o Distrito de Gonzaga foi emancipado pela lei nº 2764, de 30/12/1962
O município de Gonzaga é formado de dois distritos: Gonzaga (Sede) e Conceição da Brajaúba.