GoianÁ

História de GoianÁ - MG

Goianá
Minas Gerais - MG

A história começa em 1815 quando as lavouras de café no Vale Fluminense exigiam a ocupação de novos territórios para ampliação da atividade, o que foi feito desbravando-se as inóspitas terras da Zona da Mata de Minas Gerais. Surgiam neste contexto as primeiras propriedades precursoras do Povoado de Santo Antônio do Limoeiro.

Em meio às inovações tecnológicas e o aumento da produção, em breve, a região estava fornecendo a outras regiões seus principais produtos: o fumo e o café.

Com a instalação da Rodovia Macadamizada União Indústria, idealizada pelo Comendador Mariano Procópio Ferreira Laje, que cortava o pequeno núcleo urbano, as características do povoado se transformavam. Com a construção da Estrada de Ferro Juiz de Fora - Piau, este crescimento ampliou-se.

Certamente Goianá deve grande parte de seu desenvolvimento à Estrada de Ferro Juiz de Fora-Piau, cujo diretor presidente era o Comendador Casimiro Costa. Esta ferrovia, cuja estação de Ferreira Laje foi inaugurada em 20 de junho de 1887, tinha um percurso de Juiz de Fora a Rio Novo, que mais tarde foi incorporada pela Cia. Inglesa Leopoldina Railway.

Como nas demais localidades a Estação Ferroviária representava muito mais do que um simples local de embarque e desembarque de cargas e passageiros, ela representava o dia a dia e toda a dinâmica de funcionamento da comunidade. Embora a Estação fosse construída mais afastada do centro urbano, aos poucos ela se tornava o centro. Este fator revela como sendo, a Estação Ferroviária, um dos referenciais de desenvolvimento do núcleo urbano da comunidade de Goianá.

Com a criação da Rede Ferroviária Federal, o Ramal que cortava a comunidade foi desativado e a Estação foi demolida por oferecer risco de desabamento restando, porém alguns imóveis residenciais e comerciais que mantêm suas características arquitetônicas registrando esta época de tamanha riqueza para nossa história.

Distrito criado coma denominação de Goianá (ex-povoado de Santo Antônio do Limoeiro), pela Lei Estadual nº 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Rio Novo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Goianá, figura no município de Rio Novo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Goianá, figura no município de Rio Novo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Goianá, figura no município de Rio Novo.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1993.

Elevado á categoria de município coma denominação de Goianá, pela Lei Estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Rio Novo. Sede no antigo distrito de Goianá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.