Gameleiras

História de Gameleiras - MG

Gameleiras
Minas Gerais - MG

Contam os mais velhos, que o povoado de Gameleiras iniciou-se por ação de um tenente coronel da Guarda Nacional,que convidou os vizinhos para construírem um grupo de casas, próximas umas das outras, para facilitar a solução de problemas comuns, como a busca de água e de alimentos.

Entre eles estavam Izídio José de Oliveira e sua esposa Francisca Rodrigues de Oliveira, Joaquim Rodrigues de Oliveira e esposa, Calixto Antunes de Souza, Florêncio Rodrigues de Oliveira e sua esposa Laurentina Rodrigues de Oliveira, Valério José de Oliveira e sua esposa Maria Antunes de Souza, Apolinário Rodrigues de Oliveira e sua esposa Josefa Cardoso de Oliveira, entre outros.

Assim teve início a povoação onde hoje se localiza a sede do município, às margens do riacho que desce da Serra Central e que recebeu o mesmo nome "Rio Gameleiras".

O primeiro templo da igreja católica foi erguido por volta de 1910.

Gentílico:

A área que hoje constitui o Município de Gameleiras pertencia ao município de Boa Vista do Tremedal. Inicialmente, chamou-se Brejo dos Mártires.

Na divisão administrativa de 1911 o município de Boa Vista do Tremedal, atual Monte Azul, compunha-se de 8 distritos, entre os quais o de Brejo dos Mártires.

De acordo com a Lei Estadual 843, de 07/07/1923, o município - sede passou a chamar-se simplesmente Tremedal, composto agora por 5 distritos. Nessa divisão administrativa, o distrito de Brejo dos Mártires aparece pela primeira vez com o nome de Gameleiras.

O município foi emancipado através da Lei Estadual nº 12.030, de 21/12/1995. Instalado em 01/01/1996, foi administrado até 31/12/1996 pelo prefeito da cidade Monte Azul. Em 03/10/1996 foi eleito o primeiro prefeito do município.