Franciscópolis

História de Franciscópolis - MG

Franciscópolis
Minas Gerais - MG

Franciscópolis originou-se com a chegada das famílias Campeiro, Quadros, Quardafí, Oliveira e Pego. A economia era a lavoura de subsistência e trabalhos manuais, as famílias enfrentavam conflitos por propriedade de terra, dificuldade financeira e até fome.

O meio de transporte utilizado era o cavalo, e as mercadorias chegavam à cidade em lombo de animais. Quando uma pessoa ficava doente procurava ″raizeiros″ ou ″benzedores″. Somente em 1956 o Senhor Geraldo Luiz Magalhães instalou a primeira farmácia, juntamente com o Senhor Domício Caires que aplicava injeções.

A educação teve início com a chegada da Senhorita Rita Quardafí que abriu as portas de sua casa para alfabetizar, gratuitamente, as crianças.

A cidade recebeu este nome em homenagem ao primeiro padre evangelista, Frei Francisco.

Emancipou-se em 1995, por plebiscito.

Hoje Franciscópolis desponta como cidade acolhedora, conservando a herança cultural e religiosa dos seus primeiros moradores, apresentando grande evolução na história de sua educação, economia, saúde e bem estar da população.

Distrito criado com a denominação de Franciscópolis ex-povoado, pela Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Malacacheta.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Franciscópolis, figura no município de Malacacheta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Franciscópolis, pela Lei Estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Malacacheta. Sede no antigo distrito de Franciscópolis. Constituído de 2 distritos: Franciscópolis e Antônio Ferreira, ambos desmembrados de Malacacheta. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: Franciscópolis e Antônio Ferreira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.