Fernandes Tourinho

FERNANDES TOURINHO
Minas Gerais - MG

HISTÓRICO
Os primitivos habitantes da região eram indígenas de várias tribos, como Botocudos e Puris. Os primeiros povoadores foram Antônio Cunha e seus irmãos. Aos poucos chegaram outros povoadores, estabelecendo-se alí e incentivando atividades agrícolas e pastoris. Formou-se um Povoado, conhecido como Patrimônio dos Cunha. No início do século, surgia na região um ponto de carga, mais comumente chamado de Rancho das Tropas, local de descanso e hospedagem de viajantes e comerciantes que surgiam vindos de Tarumirim e Caratinga, para atingirem a estação ferroviária à margem esquerda do rio Doce. Este ponto foi chamado pelos religiosos de Arraial do Bom Jesus. Com o passar dos anos e a fixação de famílias no local, foi construída uma Igreja, e o povoado passou a chamar-se Bom Jesus do Itapiru (Pedra Preta, em Tupi-Guarani). A localidade foi elevada à categoria de Distrito em 1953, pertencente ao município de Tarumirim, com o topônimo de Itapiruna. O distrito emancipou-se em 1962, passando a denominar-se Fernandes Tourinho, em homenagem a Sebastião Fernandes Tourinho, bandeirante que teria desbravado e descoberto todo o curso do rio Doce, por volta de 1576.

GENTÍLICO: tourinhense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O povoado de Bom Jesus do Itapiru foi elevado à categoria de Distrito pela lei 1039, de 12/12/1953, com o topônimo de Itapiruna, pertencente ao município de Tarumirim
O distrito de Itapiruna foi emancipado pela lei 2764, de 30/12/1962, com o topônimo de Fernandes Tourinho.

O município de Fernandes Tourinho é composto por 2 distritos: Fernandes Tourinho (Sede) e Senhora da Penha.