Fama

História de Fama - MG

FAMA- MINAS GERAIS
HISTÓRICO:

Surgido como povoado em 1837, numa sorte de terras doadas pelo fazendeiro Tomaz de Figueiredo - que também lhe deu o nome de Fama - o município está na região das minerações clandestinas que o fisco buscava coibir em sucessivas expedições, como foi a Campanha do Rio Verde, do Ouvidor de São João Del-Rei.

Hoje está às margens do grande Lago de Furnas e é grande produtor de batata-inglesa, frangos e ovos, com o turismo - que se prepara para explorar as belezas do grande lago - despontando como atividade promissora.

Os garimpeiros, buscando novas lavras e tentando escapar dos pesados impostos cobrados pela Coroa, penetraram pelos sertões de Minas Gerais, implantando novas fazendas e criando diversos povoados. A região onde hoje se encontra o município de Fama foi colonizada nessa época - por volta do início do sec. XIX.

O primitivo povoado surgiu nas terras da fazenda do Capitão Tomaz de Figueiredo, que, em 1837, doou uma área de meio alqueire para formar o patrimonio de uma capela. Segundo a tradição, foi o próprio Figueiredo que deu o nome de Fama ao povoado. Em 1911, Fama foi elevado a distrito, integrando a Alfenas, e, em 1923, passou a pertencer a Paraguaçu.

Em 1948, Fama eleva-se a municipio. Em Fama são atrações: o Parque Municipal "Francisco Cândido da Silva", com várias diversões para as crianças e quiosques; a represa de Furnas, que banha a zona urbana, oferecendo belas paisagens, e a festa de São Pedro, com procissão fluvial e grande queima de fogos.