Eugenópolis

Minas Gerais

História de Eugenópolis - MG

Eugenópolis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 9.736 habitantes.

Aspectos históricos
O município originou-se de um antigo povoado do município de Muriaé, que tinha como destaque a extração de poaia. Por volta de 1817, Constantino José Pinto, vindo de São João Batista do Presídio (atual Visconde do Rio Branco), iniciou o desbravamento das terras, mais tarde vendidas a Antônio Rodrigues dos Santos.

O novo proprietário doou parte delas a paróquia de São Sebastião da Mata, onde hoje está a matriz e parte da cidade. Numa outra, doada pela fazendeira Luíza Maria de Jesus, proprietária da fazenda São Manuel, foi instalada a Câmara Municipal. O distrito de São Sebastião da Mata foi criado e elevado à freguesia em 1870.
Em 3 de maio 1891, foi elevado a município, com o nome de São Manuel. A denominação atual foi dada em 1943, em homenagem ao emancipador, coronel Luís Eugênio Monteiro de Barros. Euge= Eugênio polis= que quer dizer cidade. Formando assim o nome Eugenópolis
Economia
Atualmente (2007) faz parte do pólo de confecções de Muriaé, um circuito de moda que movimenta mais de 230 milhões/ano, destacando-se pela produção de roupas de dormir e infantil, atraindo vários grupos de turistas, principalmente hospedados na vizinha Raposo (RJ).Várias lojas funcionam na praça principal, destacando a da mais antiga industria de confecção, CARLOTA Confecções. Carlota com sua amizade, levou o primeiro ônibus de turismo à cidade, há mais de 20 anos, e depois vários outros, e nunca mais o município foi o mesmo.