Major Isidoro

Alagoas

História de Major Isidoro - AL

A origem do município remete ao ano de 1857, quando o fazendeiro Antônio Jerônimo da Rocha, que residia na Volta dos Dois Riachos, em Santana do Ipanema, tendo adquirido umas terras nas margens do ribeirão denominado Riacho do Sertão, para aí transportou sua família em 7 de setembro de 1857. Fundou uma fazenda a que deu o nome de Sertãozinho por ficar próxima ao povoado Sertão. Riacho este também chamado Riacho do Sertão ou Sertão de Baixo.

De seus filhos, Izidoro, ou como era conhecido, major Izidoro, dedicou-se, como o pai, à propriedade, onde continuou até a sua morte, ligando o nome a todos os empreendimentos em prol da terra. Por sua grande popularidade e seu prestígio, era chamado o patriarca do Sertãozinho. Muito lutou para que o distrito fosse elevado a município.

Em 1949, o distrito foi elevado à categoria de município, recebendo o nome de seu grande benfeitor.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Santana de Ipanema o distrito de Sertãozinho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Sertãozinho figura no município de Santana de Ipanema.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.909, de 30-12-1943, o distrito de Sertãozinho passou a denominar-se Major Isidoro.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Major Isidoro ex-Sertãozinho, figura no município de Santana do Ipanema.

Elevado à categoria de município com denominação de Major Isidoro, pela Lei n.º 1.473, de 17-09-1949, desmembrado dos municípios: Santana de Ipanema, Batalha e Palmeira dos Índios. Sede no antigo distrito de Major Isidoro. Constituído de 2 distritos: Major Isidoro e Riacho do Sertão (ex-povoado), criado pela mesma Lei acima citada. Instalado em 25-11-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Major Isidoro e Riacho do Sertão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.