Diogo De Vasconcelos

Minas Gerais

História de Diogo De Vasconcelos - MG

Inicialmente foi fundado o povoado de São Domingos pelo Pe. Domingos Pinto Coelho da Rocha, que foi elevado à freguesia em 1881 e em 1882 já possuía paróquia e capela ao Santo São Domingos de Gusmão.

Recebeu em 1923 a denominação de Vila de Vasconcelos e em 1928, recebeu o atual nome, Diogo de Vasconcelos em homenagem ao historiador Diogo Luiz Pereira de Vasconcelos. Finalmente, em 1962 foi emancipado e elevado à município.

Região turística
A região mais central do estado tem sua história ligada diretamente às minas de ouro. A região foi explorada exaustivamente pelos colonizadores portugueses, tropeiros e bandeirantes no começo do século XVII, exploração que durou até o final do século XVIII com o fim das reservas de ouro na região. Hoje é sem dúvida a região mais rica de Minas graças à economia diversificada, tanto rural quanto industrializada. O clima na região é quente e úmido no verão e no inverno seco e frio. Nos dias atuais, a região permanece conservada preservando seus traços culturais.

Diogo de Vasconcelos possui uma população essencialmente agrícola, 78% dela encontra-se dispersa na Zona Rural. Seu conjunto Urbano ainda conserva um número considerável de edificações oriundas de suas primeiras décadas.

Na cidade, o artesanato é forte e destaca se, na produção de panelas de pedra sabão, cachaça mineira, rapadura, açúcar mascavo, queijo, requeijão e cestaria.

No aspecto cultural a Cidade possui Bandas de Música, União Musical São Domingos, Banda Pingo DÁgua e Coral São Domingos, ligada à área de turismo, Município participa de um Circuito na Estrada Real.

Adjetivo pátrio: diogo-vasconcelense

Dados Gerais:
Ano de fundação:30/12/1962
CEP: 35.437-000
DDD: 31
Padroeiro: São Domingos de Gusmão
Dia do padroeiro: 03/08

Principal atividade econômica da cidade: Agropecuária