Cristiano Otoni

Minas Gerais

História de Cristiano Otoni - MG

Cravado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, o Município de Cristiano Otoni começou a ser povoado há cerca de 300 anos, quando chegaram ao terreno acidentado e de clima ameno os primeiros Bandeirantes. Mas a cidade deve mesmo o seu desenvolvimento à Estrada de Ferro Central do Brasil. A linha de trem foi inaugurada no final do século XIX, graças ao pioneirismo do engenheiro Christiano Benedicto Ottoni, que teve que vencer desafios para levar o meio de transporte, sinônimo de progresso, ao local. Na época, a construção dos trilhos era desacreditada pelo Império, que não considerava pssível fazer a locomotiva, que vinha do Rio de Janeiro, transpor a Mantiqueira e chegar ao Povoado, a 890 metros de altitude. Mas o engenheiro apresentou alternativas construtivas ao Imperador Dom Pedro II, que deu aval para que o sonho fosse adiante. Conforme os moradores mais antigos, uma comitiva enviada pela Corte esteve na região, em 1883, para prestigiar a festa de inauguração da estação ferroviária, que, a partir daí, impulsionaria o desenvolvimento local. Batizada com o nome do seu maior herói, hoje considerado o pai das estradas de ferro no Brasil.

GENTÍLICO: Cristianense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
O distrito foi criado pela Lei Estadual Nº 2 de 14 de setembro de 1891 e pertencia a Queluz(atual Conselheiro Lafaiete).

A Lei Estadual Nº 2764 de 30 de dezembro de 1962 estabelece a emancipação do Município e tem como integrantes os distritos de Cristiano Otoni e São Caetano do Paraopeba.

O Município é subordinado judicialmente a Conselheiro Lafaiete.