Córrego Do Bom Jesus

Minas Gerais

 

História de Córrego Do Bom Jesus - MG

São inteiramente desconhecidos os aspectos históricos relacionados com a chegada dos primeiros habitantes civilizados às terras do atual município de Córrego do Bom Jesus.

Alguns apetrechos indígenas encontrados na região atestam a presença de silvícolas como primeiros habitantes do local. De que tribo eram e quais foram os primeiros brancos que com eles mantiveram contactos é, no entanto, inteiramente desconhecido.

Presume -se que tenha sido o ouro a atração maior para aqueles que por ali passaram. Há um local chamado Lavras que se presume tenha sido aurífera.

A fundação do povoado verificou-se entre os anos de 1865 e 1880, quando Joaquim Bueno de Morais ,fazendeiro local, doou o terreno necessário ao patrimônio de uma capela que deveria ser erguida em honra ao Senhor Bom Jesus, cuja imagem foi esculpida em Portugal por Manoel Soares de Oliveira, e pintada pelo dourador João Teixeira, em 1873.

À sombra da citada capela, cresceu e prosperou o povoado de Bom Jesus do Córrego, que recebeu esse nome devido ao santo padroeiro e ao córrego que atravessa as terras doadas.

Em 1889, face ao desenvolvimento rápido, foi elevada à categoria de Distrito, para ser considerado Município em 1953, com o topômino Córrego do Bom Jesus. Foi desmembrado do município de Cambuí.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade