Cônego Marinho

História de Cônego Marinho - MG

Cônego Marinho
Minas Gerais - MG

O povoado que deu origem a Cônego Marinho, antes chamado de Saco dos Bois, começou a se formar no ano de 1800, quando chegam para habitar a região, as famílias Mota, Lisboa e Rodrigues.

O nome inicial dado ao arraial de Saco dos Bois foi devido a formação geográfica do local e por se tratar de um lugar conhecido pela fertilidade de suas terras, abundancia de pastagens naturais e fartura de água, o que fazia da região um lugar muito usado para criação de gado no período de estiagem.

Em 07 de setembro de 1923, o antigo arraial de saco dos bois torna-se distrito do município de Januária e passa a chamar-se Cônego Marinho, nome dado em homenagem ao Padre José Antônio Marinho que foi o primeiro padre assistente do Cônego Ramiro Leite. O Padre José Antônio Marinho nasceu em 1803, no Brejo do Amparo, era filho de lavradores. Revelando-se portador de privilegiado talento, seu padrinho mandou-o estudar no seminário de Olinda—Pernambuco.

Após 72 anos na condição de distrito de Januária, através de um plebiscito, Cônego Marinho teve a sua emancipação aprovada em 21 de dezembro de 1995.

Distrito criado com a denominação de Cônego Marinho (ex-povoado de Saco dos Bois), pela Lei Estadual nº 843, 07-09-1923, com terras desmembrada do distrito de Brejo do Amaro, subordinado ao município de Januária.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Cônego Marinho, figura no município de Januária.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cônego Marinho, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Januária.

Sede no antigo distrito de Cônego Marinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei nº 146, de 27-11-2003, é criado o distrito de Olho d′Água do Bom Jesus e anexado ao município de Cônego Marinho.

Pela Lei Municipal nº147, de 27-11-2003, é criado o distrito de Cruz dos Araújo e anexado ao município de Cônego Marinho.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Cônego Marinho, Cruz dos Araújos e Olhos d′Água do Bom Jesus.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.