Carmo Da Cachoeira

História de Carmo Da Cachoeira - MG

CARMO DA CACHOEIRA MINAS GERAIS
HISTÓRICO:
Segundo a tradição e expedição de Fernão Dias esteve na região no final do século XVII, deixando moradores na Fazenda da Boa Vista, primeiro local habitado do Deserto Desnudo. Entretanto, somente em meados do século XVIII surge o nome de Manoel Antonio Rattes, fundou o sítio da Cachoeira e entre 1848 e 1852, com o Tenente Coronel da Guarda nacional, José Fernandes Avelino, doaram os terrenos para o início do povoado. Registram-se como primeiros habitantes, o capitão João Damasceno Branquinho, Gabriel dos Reis Silva, Martinho Dias de Gouvêa, Capitão-Mor José Joaquim Branquinho, Capitão-Mor Manoel dos Reis e Silva e João Urbano de Figueiredo.

No topônimo do município a denominação Carmo se refere à sua Padroeira Nossa Senhora do Carmo, e Cachoeira, devido a uma queda dágua nas proximidades da cidade.

GENTÍLICO: CACHOEIRENSE
Município de Varginha.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Distrito de Carmo da Cachoeira por Lei Provincial nº 805, de 3 de julho de 1857, sendo sua criação confirmada por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, bem como no quadro fixado pela Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o Distrito de Carmo da Cachoeira figura no Município de Varginha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Carmo da cachoeira figura no mesmo Município de Varginha.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII­1937, bem como no quadro anexado ao Decreto-lei Estadual nº 88, de 30 de março do ano de 1938. Pelo Decreto-lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o Município de Carmo da Cachoeira com o Distrito de Carmo da Cachoeira, desmembrado do Município de Varginha, e parte do território do Distrito de Luminárias, do Município de Lavras; e o Distrito de Carmo da Cachoeira perdeu parte do território para o novo Distrito de S. Bento, do Município de Carmo do Cachoeira, sendo o Distrito de S. bento criado também com território desmembrado do Distrito de Luminárias. Em 1939-1943, o Município de Carmo da Cachoeira é composto dos Distritos de Carmo da Cachoeira e S. Bento - e pertence ao têrmo e comarca de Varginha.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943 que fixou
o quadro territorial para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o Município de Carmo da Cachoeira ficou composto dos seguintes Distritos: Carmo da Cachoeira e Eremita (ex-S. Bento) - e pertence ao têrmo e comarca de varginha. Permanece nos quadros fixados pelas Leis nºs 336, de 27-XII-1948 e 1039, de 12-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958, composto dos Distritos de Carmo da Cachoeira e eremita, comarca de Varginha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

È composta , hoje, de dois distritos: Distrito-sede e o Distrito de Palmital do Cervo criado pela Lei nº 1.299 de 15 de junho de 1992.