Caraí

História de Caraí - MG

Caraí
Minas Gerais - MG

Entre os elementos coligidos sobre a origem do município, figura como mais antiga a referência a uma expedição que, em princípios do século XIX, teria vindo de Minas Novas com destino ao litoral baiano, passando por Marambaia, a ela se atribuindo o primeiro desbravamento
do território, isto, porém, na parte então considerada como pertencente ao Rio Mucuri.

Na parte do município, pertencente ao Aracuaí, teria sido o Padre Agostinho Francisco Paraíso, o primeiro a visitar a mata em 1875, como pregador empenhado na catequese dos índios ali existentes, o que conseguiu em sua quase totalidade, levando deles grande parte para a sua fazenda de cacau, às
margens do Marambaia, afluentes do Mucuri.

Segundo Frei Samuel, os índios botocudos dominavam com efeito grande parte da região; e uma parte deles, acossada pelas forças do governo, conseguiu escapar e localizar-se no
território, mais ou menos, em 1866. Acrescentam, porém, os informes coligidos que esses índios já eram em grande parte mestiços, circunstância que teria tornado mais fácil a sua catequese pelo Padre Paraíso.

Em 1894, Joaquim Coimbra e Vicente Coimbra, vindos de Grão-Mogol à procura de pedras preciosas, resolveram ficar na região, já a essa época livre de índios, dedicando-se à agricultura.

Iniciada por eles a construção de uma capela em honra a São José, foi surgindo o povoado, onde no princípio do século atual e segundo o mesmo Frei Samuel, não havia ainda 50 famílias.

O seu desenvolvimento deveu-se, principalmente, ao aparecimento de lavras de pedras preciosas, as grandes possibilidades para a agricultura e também as freqüentes visitas de padres vindos de Araçuaí, na pregação de missões aos habitantes que se foram fixando no lugar.

A primeira denominação do povoado foi São José do Lagedo, em homenagem ao orago da capela e referência ao local em que fora edificada, mas os moradores e vizinhos também a ele se referiam com o nome de São José dos Coimbras, aludindo assim aos dois irmãos que ergueram a primitiva capela.

Gentílico: caraiense

Distrito criado com a denominação de Caraí, ex-povoado de São José dos Comibras, pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Arussaí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Caraí, figura no município de Arassuaí.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito se denomina São José de Caraí.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito se denomina Caraí.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Caraí foi desmembrado do município de Arassuaí para entrar na constituição do novo município de Novo Cruzeiro.

No quadro fixado para vigorar nop período de 1944-1948, o distrito de Caraí, figura no município de Novo Cruzeiro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caraí, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Novo Cruzeiro. Sede no antigo distrito de Caraí. Constituído de 3 distritos: Caraí e Marambainha desmembrados de Novo Cruzeiro e Padre Paraíso criado pela mesma lei que criou o município. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Caraí, Marambainha e Padre Paraíso.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Caraí o distrito de Padre Paraíso. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Caraí e Marambainha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Ponto do Marambaia expovoado, criado com terras desmembradas do distrito de Marambainha e anexado ao município de Caraí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Caraí, Marambainha e Ponto do Marambaia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Pela lei municipal nº 636, de 03-11-1994, é criado o distrito de Maranhão e anexado ao município de Caraí.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 4 distritos: Caraí, Marambainha, Maranhão e Ponto do Marambaia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, transfere o distrito de Caraí do município de Arassuaí para o novo município de Novo Cruzeiro.