Campestre

História de Campestre - MG

CAMPESTRE MINAS GERAIS
HISTÓRICO:
Conta a tradição que a primeira penetração em território do atual município, deu­-se por efeito da ação arrojada dos bandeirantes paulistas, nos primórdios da colonização do país. Quanto à origem da cidade, sabe-se que por ser o local ponto de passagem de viandantes que dirigiam à Aparecida do Norte (SP) e Campanha (MG) -surgiram ranchos nos quais faziam pouso, e moradores foram sendo atraídos ao local, principalmente portugueses. Em 1830, em terras doadas pelos irmãos Francisco José Muniz e Manoel José Muniz, foi construída uma capela sob o cargo de Nossa Senhora do Carmo e o cemitério.

A exploração da lavoura, foi o principal objetivo visado pelos imigrantes que aqui se fixara, e que com o trabalho de escravos, construíram as primeiras moradias, capela, cemitério, cadeia e as primeiras plantações, que constituíram o fator primordial no desenvolvimento da localidade.

A origem do topônimo se prende à existência, nos primeiros tempos, de uma área de campo, entre as matas, a qual foi aproveitada para a formação do povoado.

GENTÍLICO: CAMPESTRENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Distrito criado com a denominação de N.S. do Carmo de Campestre pela Lei Provincial nº 184, de 3 de abril de 1840, sendo sua criação confirmada por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. Elevada a Município pela Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911. Desmembrada do Município de Caldas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Campestre se compõe de 1 só Distrito: o da sede. A instalação do distrito-sede verificou-se no dia 1 de junho de 1912. Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o Município de Campestre permanece com 1 Distrito: o da sede. Embora já possuisse oficialmente o nome de Campestre, a Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, determinou que o Distrito de Nossa Senhora do Carmo do Campestre, passasse a denominar-se Campestre. Pela citada Lei nº 843, o Município de Campestre se compõe de 1 Distrito: Campestre (antigo N.S. do Carmo de Campestre).

Em 27 de dezembro de 1948, pelo dispositivo da Lei nº 336, Campestre ganhou, mais um distrito, o de Bandeira, mais tarde mudado para Bandeira do Sul, de acordo com a Lei nº1039, de 12 de dezembro de 1953.

O Município permaneceu com os dois distritos até 1962, quando, então, o distrito de Bandeira do Sul foi elevado a Município autônomo, política e administrativamente, pela Lei nº 2764 de 30 de dezembro de 1962.