Buritizeiro

História de Buritizeiro - MG

Os bandeirantes Soeiros (ou Soliros) e Salmeron e seus acampanhantes, na maioria constituída de pescadores, alcançaram o local através do Rio das Velhas e depois do São Francisco até à cachoeira junto à qual se instalaram, nascendo na margem dirieta, a povoação de Pirapora e, mas terde, na margem esquerda a de Buritizeiro, antigo São Francisco de Pirapora.

O desbravamento a princípio, encontrou obstáculos na presença dos Carirís, com os quais se travaram combates durante algum tempo tendo ido, inclusive Salmeron. Soeiros e alguns homens regressaram. A pesca, muito farta no São Francisco e sendo a Cachoeira de Pirapora local propício à sua exploração, atraiu inúmeros pescadores que comercializavam, com tropeiros e viandantes, o produto de seu trabalho, razão da fixação do homem ao lugar.

São Francisco de Pirapora, teve a denominação mudada por sugestão de Francisco Ribeiro da Cruz, por haver na região grande quantidade de palmeira buriti, também conhecida como buritizeiro.

Distrito criado com a denominação de São Francisco de Pirapora, pela Lei Provincial n.º 1.112, de 16-10-1861, e Lei Estadual n.º 2 de14-09-1891, subordinado ao município de São Francisco.

Pela Lei Estadual n.º 556, de 30-08-1911, o distrito de São Francisco de Pirapora deixa de pertencer ao município de São Francisco para ser anexado ao município de Pirapora.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Francisco de Pirapora, figura no município de Pirapora.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual n.º 843 , de 07-09-1923, o distrito de São Francisco de Pirapora tomou a denominação de Buritizeiro. Pela referida são anexados ao distrito de Buritizeiro as terras dos extintos distritos Abaeté do Diamantino do município de Abaeté e Capão Redondo do município de São Francisco.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Buritizeiro, figura no município de Pirapora.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Buritizeiro, pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, desmembrado de Pirapora. Sede no antigo distrito de Buritizeiro. Constituído de 3 distritos: Buritizeiro, Cachoeira do Manteiga e Paredão de Minas este criado pela mesma Lei que criou o município. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Buritizeiro, Cachoeira do Manteiga e Paredão de Minas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Pela Lei Municipal n.º 793, de 11-07-1997, é criado o distrito de Sambaiba de Minas e anexados ao município de Buritizeiro.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Buritizeiro, Cachoeira do Manteiga, Paredão de Minas e Sambaíba de Minas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.