Buenópolis

História de Buenópolis - MG

Buenópolis
Minas Gerais - MG

O MUNICÍPIO originou-se da Fazenda Riachão, de propriedade dos Teixeira de Toledo. Dentre os primeiros a se instalar no lugar, cita-se o baiano Jazon Antunes de Souza.

Desenvolvia-se o núcleo populacional quando, por volta de 1912, a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil deu impulso à localidade, elevada a Povoado.

Fazendeiros e agricultores, atraídos pela fertilidade das terras e pelo transporte ferroviário, fixaram-se na região onde existiam uma capela e pequeno comércio.

Logo depois, surge novo surto de povoamento, com a criação da 11.ª Residência da Estrada de Ferro e a vinda de elevado número de ferroviários e seus familiares.

A denominação Riachão caracteriza o riacho que nasce em terras da fazenda, desaguando no rio das Pedras, que corta a Cidade.

Com a inauguração da Estação da Estrada de Ferro, em 1914, o local passou a denominar-se Buenópolis, homenagem a Júlio Bueno Brandão, então Presidente do Estado.

Os naturais do Município são chamados buenopolenses.

Gentílico: buenopolitano ou buenopolense

Distrito criado com a denominação de Buenópolis, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, com área desmembrada do distrito de Joaquim Felício, subordinado ao município de Diamantina.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Buenópolis, figura no município de Diamantina.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Buenópolis, pelo decreto estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Diamantina. Sede no antigo distrito de Bunópolis ex-localidade. Constituído de 4 distritos: Buenópolis, Augusto Lima, criado pela mesma lei quae criou o município, Curimataí e Joaquim Felício. Ambos desmembrados de Diamantina. Não temos data de instalação.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Buenópolis, Augusto Lima, Curimataí e Joquim Felício.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Buenópolis os distritos de Augusto Lima e Joaquim Felício. ambos elevados à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Buenópolis e Curimataí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.