Alto Jequitibá

História de Alto Jequitibá - MG

Alto do Jequitibá
Minas Gerais - MG

O nome da cidade originou da existência de um Jequitibá, que é uma árvore gigantesca encontrada em abundância na Zona da Mata mineira no século XIX, o que marca o surgimento da cidade. Essa grandiosa árvore servia de orientação para os tropeiros que ali se encontravam para comercializarem gêneros na região.

Devido a grande fertilidade de seu solo, atraiu a vinda de colonos, basicamente alemães e suíços, oriundos de Nova Friburgo(RJ), sendo a família Sanglard a pioneira, chegando ali em 1862, os quais foram, também, pioneiros na implantação da cultura cafeeira.

Destacam-se, também, as famílias Eller, Sathler, Werner, Gripp, Heringer, Catheringer, Boechat, Stutz, Schuab, entre outras. Ainda existe na cidade, fazendas centenárias.

O povoado foi elevado a distrito em 1923, com o nome de Presidente Soares e obteve sua emancipação em 1953. Após um plebiscito realizado em 21 de outubro de 1991, a cidade voltou a ter seu nome de origem, Alto Jequitibá

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Presidente Soares, pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923. com terras desmembrado do distrito de Pirapetinga, subordinado ao município de
Manhumirim
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Presidente Soares figura no município de Manhumirim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Soares, pela Lei Estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Manhumirim.

Sede no antigo distrito de Presidente Soares. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual nº 10504, de 21-10-1991, o município de Presidente Soares passou a denominar-se Alto Jequitibá.

Pela Lei Municipal nº 503, de 24-12-1993, é criado o distrito de Padre Julio Maria e anexado ao município de Alto Jequitibá
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Alto Jequitibá e Padre Julio Maria.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Presidente Soares para Alto Jequitibá, alterado pela Lei Estadual nº 10504, de 21-10-1991.