Acaiaca

História de Acaiaca - MG

Acaiaca
Minas Gerais - MG

Acaiaca teve como primitivos habitantes, aborígenes de tribos não definidas. Vieram depois bandeirantes e garimpeiros, procedentes de Mariana, estabelecendo-se às margens do Rio do Carmo em busca de ouro e diamantes. Estas riquezas foram se tornando escassas, cedendo lugar as atividades agrícolas e pecuárias, que acabaram por determinar a fixação dos moradores na povoação que havia sido formada.

Anteriormente a 1727 foi construída a Capela, e por volta do ano de 1874, a população alcançava um bom aglomerado de moradias. O cultivo do solo e a criação do gado bovino incrementaram o crescimento e desenvolvimento do atual município.

O topônimo atual teve origem no fato de que os índios que habitavam o local, quando da chegada do homem branco, chamavam "ACAIACA" o cedro brasileiro que era abundante na região.

Gentílico: acaiaquense

Distrito criado com a denominação de São Gonçalo do Ubá, pela lei provincial nº 2085, de 24-12-1874 e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Mariana.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Distrito de São Gonçalo do Ubá figura no Município de Mariana.

Pela lei estadual nº 843, de 7-09-1923, o distrito de São Gonçalo de Ubá passou a denominar-se Acaiaca.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Acaiaca ex-São Gonçalo de Ubá, figura no município de Mariana.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII­1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, o distrito de Acaiaca perdeu parte do território para o distrito da sede do município de Barra Longa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Acaiaca permanece no Município de Mariana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Acaiaca, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Mariana. Sede no antigo distrito de Acaiaca. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
São Gonçalo do Ubá para Acaiaca, alterado pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.