Vargem Grande

Maranhão

História de Vargem Grande - MA

Vargem Grande foi elevada à categoria de cidade em 1938, mas a formação política e jurídica do município de que é sede teve origem com a criação, em 1835, da vila da manga do Iguará (hoje Nina Rodrigues). Em 1840, ainda uma pequena povoação, serviu de acampamento à 3ª Coluna, sob as ordens do major Feliciano Antônio Falcão, das tropas comandadas pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva na repressão da Balaiada. Somente em julho de 1842 passou à condição de vila. Antigo ponto de encontro das estradas de boiadas que vinham de Caxias e Itapecuru-Mirim, até hoje Vargem Grande, apesar de ser um grande centro de produção agrícola, demonstra sua forte vocação para pecuária. Entre os ilustres filhos da terra, o que mais se destacou foi Raimundo Nina Rodrigues. Médico, patologista, criminalista, professor e etnógrafo, Nina Rodrigues conquistou renome internacional e é considerado o criador da antropologia criminal em nosso país.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Vargem Grande por Resolução datada de 19-04-1833, sendo desmembrado de Itapecuru-Mirim. Sede na vila de Vargem Grande.

Distrito criado com a denominação de Vargem Grande pela Lei Provincial n.º 13, de 08-05-1835.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Vargem Grande, Fazendinha e São Benedito.

Pelo Decreto n.º 539, de 16-12-1933, o município é extinto sendo seu território anexado ao município de Itapecuru-Mirim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 Vargem Grande figura como distrito de Itapecuru-Mirim.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Vargem Grande pelo Decreto n.º 832, de 03-06-1935. Instalado em 15-05-1935.

Em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município aparece constituído de 3 distritos: Vargem Grande, Manga e São Benedito.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 820, de 30-12-1943, o distrito de São Benedito passou a denominar-se Curuzu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o município aparece constituído de 2 distritos: Vargem Grande e Curuzu. Não figurando o distrito de Manga.

A Lei Estadual n.º 156, de 21-10-1948, desmembra do município de Vargem Grande o distrito Vargem Grande de Curuzu, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.