Senador La Rocque

Maranhão

História de Senador La Rocque - MA

Senador La Rocque Maranhão - MA

A criação do município é fruto de grandes manifestações populares resultando em diversas reuniões com lideres locais, na luta pela emancipação do povoado. No dia 19 de junho de 1994 realizou-se o plebiscito onde a maioria dos habitantes decidiram pelo sim.

Durante o processo enancipatório dos oitenta e um novos municípios do Maranhão, não foram respeitados os seus nomes de origem, apesar de muitos possuirem nomes inspirados em aspectos locais e até mesmo da língua indígena (caso Macuíba). Alguns desses municípios receberam nomes de políticos maranhenses, que exerceram ou exercem cargos atualmente sem que fosse feita uma consulta aos seus habitantes.

É importante para as futuras gerações a origem do nome do povoado antes de ser emancipado. Macuíba, por exemplo, foi chamado de Senador La Rocque em homenagem ao ilustre político maranhense Henrique de La Rocque. Passaram-se (dois) anos e 6 (seis) meses e, ainda nos dias de hoje, a nova denominação não foi assimilada por seus moradores.

Gentílico: laroquense

Formação administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Senador La Roque, pela lei estadual nº 6169, de 10-11-1994, desmembrado de São João Lisboa. Sede no atual distrito de Senador La Roque ex-povoado do macuíba. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.