Carnaubal

Ceará

História de Carnaubal - CE

Carnaubal Ceará - CE

A primitiva aldeia teve início na segunda metade do século passado, quando o sr. Manoel Estórgio de Brito, doou 400 braças de terras para construir-se uma capela em honra a Nossa Senhora Auxiliadora.

A construção da capela foi iniciada por Eloi Sampaio Brito, que edificou a primeira casa, e que era filho de Manoel Estórgido de Brito, e veio a falecer quatro anos depois.

Sucedeu-lhe, na direção dos trabalhos, Felinto da Silva Sampaio, que foi o legítimo povoador da localidade levantando várias casas e vendendo-as a outros para incentivo do aldeiamento.

Origem do Topônimo: vem de um carnaubal mais ou menos denso que havia no lugar Várzea, proximidades do Sítio em que começou o aldeiamento. Daí por que durante algum tempo o local conhecido por Carnaubal dos Estórgidos. Primitivamente era Olho D`Água da Cruz, onde foi encontrada uma escrava enforcada.

Gentílico: carnaubalense

Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, figura no município de São Benedito o distrito de Carnaubal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaubal, pela lei estadual nº 3702, de 30-07-1957, desmembrado de São Benedito. Sede no antigo distrito de Carnaubal. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-09-1957.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

História Religiosa:
Carnaubal oficializou suas origens religiosas com a construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora, iniciada em 29 de Agosto de 1896. A mencionada capela passou por algumas reformas no ano de 1945 a 1946.

A Paróquia foi instalada em 06 de janeiro de 1957 e no mesmo ano, a 2 de fevereiro, assume a paróquia, como primeiro vigário, Padre João Batista Araújo. Este, em 08 de setembro de 1959, iniciou a construção da atual matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, benta e inaugurada em 29 de agosto de 1968.

Origem Toponímica:
Possui esse nome por seu núcleo de formação foi iniciado perto de grandes várzeas de carnaúbais.

Ponto Turístico:
Balneário Municipal: a 1km da sede, formado pelo rio Inhuçu, cascatas no inverno e bicas no verão. Sendo bastante freqüentado, principalmente, no carnaval quando recebe milhares de foliões.