Montes Altos

Maranhão

História de Montes Altos - MA

A história de Montes Altos remonta ao ano de 1898, quando Quintiliano José Tavares montou nas imediações uma pequena indústria de rapadura e aguardente. Foi seguido por seus irmãos Domingos e Ricardo Tavares e, ainda, Sérgio Batalha, que também se estabeleceram na região.

Os vizinhos começaram a promover reuniões e competições equestres nas imediações e, aos poucos, a região foi sendo povoada. O estímulo definitivo para o povoamento se deu pela decisão do governo estadual de abrir novas estações telegráficas, tendo uma delas como eixo central de passagem o lugar denominado Montes Altos.

A povoação foi elevada à condição de vila em 1949 e tornou-se município em 1955, desmembrado de Imperatriz.

Distrito criado com a denominação de Montes Altos, pela Lei Estadual n.º 269, de 31-12-1948, subordinado ao município de Imperatriz.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Montes Altos permanece no município de Imperatriz.

Elevado á categoria de município com a denominação de Montes Altos, pela Lei Estadual n.º 1354, de 08-09-1955, desmembrado do município de Imperatriz. Sede no atual distrito de Montes Altos. Constituído do distrito sede.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal de 02-09-1957 (Representação n.º 294) o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Imperatriz, como simples distrito.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Montes Altos, pela Lei Estadual n.º 1607, de 14-06-1958, desmembrado de Imperatriz. Sede no antigo distrito de Montes Altos. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-03-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.