Itaipava Do Grajaú

Maranhão

História de Itaipava Do Grajaú - MA

Itaipava do Grajaú Maranhão -MA

Antigo povoado do município de Grajaú-MA, emacipou-se em 1997, criado pela lei nº
6.148. Seu povoamento teve início aproximadamente ao ano de 1940 com a chegada de alguns imigrantes dos estados do Ceará e Pauí.

Fugindo da seca esses imigrantes passaram a procurar novas áreas para povoarem e aplicarem uma agricultura de subsistência exploradas em lotes de aproximadamente de 50 há, sobretudo aplicando nas culturas de arroz, milho, mandioca e feijão, culturas estas que prevalecem até os dias atuais. Até o pooado chama-se Itaipava das Pombas.

Gentílico: itaipavense

Formação administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Itaipava do Grajaú, pela lei estadual nº 6148, de 10-11-1994, desmembrado de Grajaú. Sede no atual distrito de Itaipava do Grajaú ex-povoado de Itaipava. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.