Barão De Grajaú

Maranhão

História de Barão De Grajaú - MA

Barão de Grajaú Maranhão - MA

Em 1884, após a invasão pelos bandeirantes, localizaram-se no lugar, habitantes piauienses e já era tido como povoado de certa importância, recebendo este nome em homenagem ao Presidente da província que abrangia estas terras, Dr. Carlos Fernandes Ribeiro O BARÃO DE GRAJAÚ assim chamado, nome dado pelo piauiense Agapto Alves de Barros, que deu impulso à vida comercial do povoado, primitivamente centro de lavoura.

Gentílico: baronense

Elevado à categoria de vila e distrito com a denominação de Barão Grajaú, pelas leis nº 345, de 17-05-1904 e 557, de 18-03-1911, desmembrado de São Francisco. Sede na atual vila de Barão de Grajaú. Constituído do distrito sede. Não temos data de instalação.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Outras Características
No mês de junho, é comemorado o festejo de Santo Antônio (padroeiro da cidade), que atrai visitantes das cidades vizinhas ao município.

No período de julho a outubro, são montadas barracas na margem do rio Parnaíba, no local conhecido como "Prainha", que atrai diversas pessoas nos finais de semana, sendo um dos locais mais conhecidos e frequentados do município.

A cerca de 48 KM da sede do município, está localizado o povoado Manga, que fica às margens do Rio Parnaíba, e durante o verão, atrai muitos turistas, devido as ilhas formadas no meio do rio, que propiciam um belo local para o lazer.