Três Ranchos

Goiás

História de Três Ranchos - GO

A região era ocupada pelos índios, cuja presença era contada por alguns pioneiros que encontravam cacos de panelas e potes de cerâmica enquanto aravam as terras para o plantio das roças. As entradas mais citadas são as ocorridas entre os anos 1712 e 1716, promovidas por Bartolomeu Bueno, que atravessou o Rio Paranaíba nas proximidades de onde está hoje a cidade de Três Ranchos.

O documento mais antigo em que há citação ao nome de Três Ranchos data de 1876, uma procuração incluída no formal de partilha da Fazenda Fundos, uma das glebas que formariam o atual município de Três Ranchos.

Distrito criado com a denominação de Três Ranchos pela Lei Municipal n.º 24, de 19-12-1948, subordinado ao município de Catalão.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito de Três Ranchos figura no município de Catalão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paranaíba de Goiás, pela Lei Estadual n.º 823, de 19-10-1953, desmembrado de Catalão. Sede no atual distrito de Três Ranchos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Municipal n.º 28, de 01-12-1958, o município de Paranaíba de Goiás passou a denominar-se Três Ranchos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.