Serranópolis

Goiás

História de Serranópolis - GO

Entre 1880 e 1890, fazendeiros do município de Ituiutaba - MG, se dirigiram para a região atraídos pela qualidade das terras para a cultura do café e pelas boas pastagens para a criação de gado. Nessa época, Agostinho Cristino de Oliveira doou uma gleba de terras para a formação do patrimônio à Igreja Católica. Logo em seguida, para ali se dirigiram o Tenente José Inocêncio da Costa Lima, o Major João Joaquim de Lima, Coronel José Flávio Garcia, o Senhor Antônio Alves de Carvalho, a viúva Maria Eduarda da Costa Lima, o Senhor Sebastião Alves de Brito, o Senhor Maximiano da Costa Lima e o Senhor Joaquim Francisco de Souza, este mais conhecido por João Riograndense. Todos eles são considerados os fundadores da cidade.

Com o desenvolvimento do povoado e o rendimento da agricultura, chegaram novos moradores em busca de melhores condições de vida e de trabalho, dentre os quais: Francisco Lara Falcão, vindo de Mato Grosso; Aprígio Rosa de Lima, Juiz distrital no período de 1925 a 1956; Eliziário Cristino de Oliveira, neto do doador das terras; Filadelfo Alves de Lima e suas respectivas famílias.

O primeiro nome da povoação era Serra do Café, devido ao seu relevo montanhoso e à abundante produção de café.

Distrito criado com a denominação de Serra do Cafezal pela Lei Municipal de janeiro de 1918, subordinado ao município de Jataí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Serra do Cafezal figura no município de Jataí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Serra do Cafezal permanece no município de Jataí.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, o distrito de Serra do Cafezal passou a denominar-se Nuputira.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito de Nuputira figura no município de Jataí.

Pela Lei Municipal n.º 173, de 07-08-1953, o distrito de Nuputira passou a denominar-se Serranópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o distrito de Serranópolis figura no município de Jataí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serranópolis pela Lei Estadual n.º 2.116, de 14-11-1958, desmembrado de Jataí. Sede no antigo distrito de Serranópolis (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.