São Simão

Goiás

História de São Simão - GO

A história da cidade de São Simão está diretamente ligada ao Rio Paranaíba e do Canal de São Simão, um estreito petrificado com aproximadamente 600 metros de largura. Entretanto, esse acidente da natureza ficou submerso após a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais Cemig.

Hoje, a nova cidade de São Simão, reconstruída com infra-estrutura urbana, está às margens do Lago Azul, formado pela barragem da usina.

O município tem sua origem no antigo povoado de São Simão, iniciado em 1930, por garimpeiros de diamantes e pescadores.

Distrito criado com a denominação de Canal de São Simão (ex-povoado) pela Lei Municipal n.º 24, de 24-06-1957, subordinado ao município de Mateira.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Simão pela Lei Estadual n.º 2.108, de 14-11-1958, desmembrado de Mateira. Sede no atual distrito de São Simão Constituído do distrito sede. Instalado em 1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual nº 8.090, de 14-05-1976, é criado o distrito de Itaguaçu e anexado o município de São Simão.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: São Simão e Itaguaçu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.