Rialma

Goiás

História de Rialma - GO

O povoado que deu origem à cidade surgiu na margem direita do rio das Almas, juntamente com Ceres que se erguia à margem esquerda, quando foi criado a Colônia Agrícola Nacional, em 1940.

A notícia da distribuição de lotes gratuitos atraiu trabalhadores de várias partes do país, sobretudo de Minas Gerais.

O povoado recebeu o nome de Barranca. Com a construção da rodovia federal Anápolis-Belém, atual BR-153 Belém-Brasília, a população crescia de maneira impressionante, passando a denominar-se Rialma forma sincopada de Rio das Almas.

Distrito criado com a denominação de Rialma (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 11, de 21-08-1948. Subordinado ao município de Jaraguá.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o município figura no município de Jaraguá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rialma, pela Lei Estadual n.º 753, de 16-07-1953, desmembrado de Jaraguá. Sede no antigo distrito de Rialma. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto Federal n.º 82.852, de 18-12-1978, Rialma adquiriu do município de Jaraguá o território do extinto município de Castrinópolis, como simples distrito.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Rialma e Castrinópolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.