Ouvidor

Goiás

História de Ouvidor - GO

Como aconteceu com várias outras cidades em Goiás, que tiveram o seu berço na estrada de ferro, a povoação de Ouvidor teve início no ano de 1922, quando se inaugurou em terras do município de Catalão uma estação da Estrada de Ferro Rêde Mineira de Viação, que liga Monte Carmelo, em Minas Gerais, a Goiandira neste Estado.

Um dos primeiros habitantes da localidade foi Antônio Ferreira Goulart, que construiu uma casa perto da estação.

O povoado teve bastante desenvolvimento, o que o fez passar, em 19 de dezembro de 1948, pela Lei nº 24, à categoria de distrito de Catalão.

Mais tarde, em 18 de outubro de 1935, pela Lei estadual nº 824, tornou-se município, sendo solenemente instalado em primeiro de janeiro de 1954.

Com a sua elevação a Município, passou a constituir Termo da Comarca de Catalão.

Distrito criado com a denominação de Ouvidor, ex-povoado, pela Lei Municipal n.º 24, de 19-12-1948, subordinado ao município de Catalão.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito figura no município de Catalão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ouvidor, pela Lei Estadual n.º 824, de 19-10-1953, desmembrado de Catalão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.