Joviânia

História de Joviânia - GO

Joviânia
Goiás - GO

Em 1942 iniciou-se o povoamento do lugar onde hoje se encontra a cidade de Joviânia, quando o senhor Antônio Miguel da Costa doou uma área de terras a Nossa Senhora da Abadia para a formação do patrimônio. Com a construção de uma igrejinha rústica foram aparecendo as primeiras moradias, simples ranchos de pau-a-pique, cobertos de folhas de palmeiras.

O povoado foi conhecido inicialmente pelo nome de Boa Vista. Sua privilegiada situação topográfica, numa região salubre, alta e plana, foi responsável pelo desenvolvimento da localidade, fundada mais em função de atender a população rural circunvizinha, como um centro abastecedor, já que a sede do município a cidade de Goiatuba ficava muito distante e de difícil acesso.

São considerados fundadores da cidade Joviano Ferreira Barbosa e Flosina Miquilina de Jesus filha de Antônio Miguel da Costa, o doador das terras que formaram o patrimônio.

Pela Lei Municipal nº 57, de 02 de dezembro de 1953, da Prefeitura Municipal de Goiatuba, foi o povoado de Boa Vista elevado à categoria de distrito com o nome de Joviânia (homenagem ao seu fundador Joviano Ferreira Barbosa).

Cinco anos após, por força da Lei Municipal nº 2128, de 14 de novembro de 1958, Joviânia recebeu a sua autonomia político-administrativa, passando a constituir Termo Judiciário da Comarca de Goiatuba, tendo sido instalado no dia 18 de janeiro de 1959.

Gentílico: jovianiense

Distrito criado com a denominação de Joviânia ex-povoado, de Boa Vista, pela lei municipal nº 57, de 03-12-1953, subordinado ao município de Goiatuba.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1955, o distrito de Joviânia figura no município de Goiatuba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Joviânia, pela lei estadual nº 2128, de 14-11-1958, desmembrado de Goiatuba. Sede no antigo distrito de Joviânia ex­povoado de Boa Vista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.