Arneiroz

Ceará

História de Arneiroz - CE

Arneiroz Ceará - CE

Arneiroz recebeu este nome de uma antiga freguesia de Portugal, no Conselho de Lamego, distrito de Viseu, Províncias de Traz-os-Montes e Alto Douro.

No início do século XVIII formou-se no sertão dos Inhamuns um agrupamento de índios da tribo Jucás, missionadas por um padre, porém com resultados de tal maneira funestos, que se viu obrigado a fazer a transferência de parte do agrupamento para Baturité e Crato, onde havia outras missões.

Apesar da dispersão o aldeamento não se desfez totalmente e nele passaram a dominar elementos da família Feitosa que se tornou, mais tarde, proprietária da região.

A origem do topônimo Arneiroz, segundo Florival Serraine é o plural do diminuitivo medieval Arneiroz (corruptela de arenaríola), palavra fora de uso em Portugal. Segundo alguns léxicos a palavra Arneiroz é um vocábulo que significa terreno arenoso e estéril.

Gentílico: arneirozense

Distrito criado com a denominação de Arneiroz, pela provisão de 11-08-1784.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Arneiroz, pela lei provincial nº 1128, de 21-11-1864, desmembrado de Quixeramobim. Sede na vila de Arneiroz.

Pela lei provincial nº 1279, de 28-09-1869, é criado o distrito de Cococi e anexado ao município de Arneiroz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Arneiroz, Bebedouro e Cococi.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I- IX-1920, o município aparece constituído de 4 distritos: Arneiroz, Bebedouro, Cococi e Santa Catarina.

Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, é extinto o município de Arneiroz, sendo seu território anexado ao município de Tauá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Arneiroz é distrito de Tauá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado novamente à categoria de município com denominação de Arneiroz, pela lei estadual nº 3554, de 14-03-1957, desmembrado de Tauá. Sede no antigo distrito de Arneiroz. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-05-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.