Joaquim Gomes

Alagoas

História de Joaquim Gomes - AL

A origem do município de Joaquim Gomes está ligada a um antigo engenho São Salvador, pertencente a José Correia de Araújo Barros. O engenho foi transferido para Joaquim Gomes Silva Rêgo, um major da guarda nacional. Sua primeira providência foi a construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da localidade.

O nome original do local foi Urucu, em referência a uma fruta da região. Antes da colonização também habitavam as terras os índios urupês. Dessa tribo restaram apenas algumas antigas tradições ainda mantidas na aldeia Cocal.

Em 1962, o município foi desmembrado de Passo de Camaragibe e recebeu o nome do fundador Joaquim Gomes.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Passo de Camaragibe o distrito de Urucu.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Urucu, figura no município se denomina Camaragibe (ex-Passo de Camaragibe).

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.361, de 31-03-1938, Camaragipe voltou a denominar-se Passo de Camaragibe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Urucu, figura no município Passo de Camaragibe (ex-Camaragibe).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Joaquim Gomes, pela Lei Estadual n.º 2.468, de 25-08-1962, desmembrado de Passo de Camaragibe. Sede no atual distrito de Joaquim Gomes (ex-Urucu). Constituído do distrito sede. Instalado em 25-09-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.