Aragoiânia

Goiás

História de Aragoiânia - GO

Na região havia uma parada de gado, que era um local de descanso e alimentação dos animais. Devido a isso, a primeira denominação da localidade foi Malhadouro, passando posteriormente para Rosália em homenagem ao pioneiro José Cândido Rosa.

A cidade ainda carrega o apelido de Biscoito Duro porque o local que era parada de lanche entre Goiânia e Rio Verde. O nome definitivo Aragoiânia foi uma escolha de José Cândido Rosa, devido à localização entre Goiânia e o Rio Araguaia. A rodovia que corta o município foi por muito tempo a principal via entre a capital e o referido rio.

Distrito criado com a denominação de Aragoiânia, pela Lei Municipal n.º 124 de 21-05-1958, subordinado ao município de Guapó.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aragoiânia, pela Lei Estadual n.º 2.141, de 14-11-1958, desmembrado dos municípios de Guapó e Hidrolândia. Sede no atual distrito de Aragoiânia (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.