Araçu

Goiás

História de Araçu - GO

A história de Araçu começa em 1914, quando José Jacinto da Silva, proprietário das terras que margeavam o Córrego Salobro, doou à Igreja Católica partes dessas terras para construção da futura Capela de São Sebastião do Salobro.

Em 1935, Itaberaí elevou o povoado de Catingueiro Grande (Itauçu) a distrito. A delimitação incluía as terras do povoado de São Sebastião do Salobro. Em 1951, o povoado tornou-se distrito de Itauçu, já com a nova denominação Araçu, que significa terra grande ou grande terra.

Distrito criado com a denominação de Araçu (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 14, de 31-08-1953, subordinado ao município de Itauçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Araçu figura no município de Itauçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araçu, pela Lei Estadual n.º 2.106, de 14-11-1958, desmembrado de Itauçu. Sede no povoado de Salebro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.