Amaralina

Goiás

História de Amaralina - GO

As primeiras famílias que habitaram a região chegaram durante o período escravista. Na década de 1940, a região já contava com duas estradas de razoável movimento. Alguns comércios foram se instalando, facilitando a aquisição de produtos como remédios e gêneros alimentícios, entre outros. Novas famílias foram aglutinando, surgindo o povoado de Maralina, vinculado ao município de Mara Rosa.

No final da década de 1980, a população já era estimada em quase dois mil habitantes. O então distrito de Maralina já contava com um bom nível de desenvolvimento e organização, sendo responsável por uma significativa parcela da arrecadação do município de Mara Rosa.

Elevado à categoria de município com a denominação de Amaralina, pela Lei Estadual n.º 12.802, de 27-12-1995, desmembrado de Mara Rosa. Sede no atual distrito de Amaralina. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.