Montanha

Espirito Santo

História de Montanha - ES

A colonização do território do atual município de Montanha teve início por volta de 1949, quando madeireiros, procedentes da Bahia, internando-se nas matas virgens da região, à procura de madeiras para o comércio, acamparam as margens do córrego Montanha. Surgiu pequeno povoado que, mais tarde, recebeu nos nomes de Comercinho da Palha e, posteriormente Governador Jones dos Santos Neves.

Em 1953, o povoado foi elevado à categoria de sede de distrito com a denominação de Montanha, nome do córrego que nasce entre as montanhas de granito, que circundam a cidade.

Distrito criado a denominação de Montanha (ex-povoado), pela Lei Estadual n.º 767, de 11-12-1953, subordinado ao município de Mucuricí.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de montanha figura no município de Mucuricí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Montanha, pela Lei Estadual n.º 1.913, de 28-12-1963, desmembrado de Mucuricí. Sede no antigo distrito de Montanha Constituído do distrito sede. Instalado em 16-04-1964.

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 3.344, de 09-05-1980, Montanha adquiriu do município de Conceição da Barra o distrito de Vinhático.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Montanha e Vinhático.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.