Marilândia

Espirito Santo

História de Marilândia - ES

Em meados do século XIX, chegaram imigrantes, principalmente italianos, que abriram as primeiras clareiras, construíram as primeiras moradias e iniciaram o plantio de café.

À medida que mais famílias iam chegando, formava-se um povoado chamado Liberdade. Mais tarde, os padres Salesianos, em visita a este povoado, deram-lhe o nome de Marilândia, que quer dizer Terra de Maria, e adotaram Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira.

Distrito criado com a denominação de Marilândia, pela Lei Estadual n.º 779, de 29-12-1953, subordinado ao município de Colatina.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Marilândia figura no município de Colatina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marilândia, pela Lei Estadual n.º 3.345, de 14-05-1980, desmembrado do município de Colatina. Sede no antigo distrito de Marilândia. Constituído de 2 distritos: Marilândia e Sapucaia, ambos desmembrado de Colatina. Instalado em 31-03-1983.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: Marilândia e Sapucaia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.